Andrea............
Olá pessoal, sou a Andréa do Pólo de Gravataí, tenho 27 anos e sou professora há 10 anos, nesta caminhada que já realizei pude encontrar muitos obstáculos, mas todos me trouxeram aprendizagens profundas para minha vida pessoal e profissional. Asiim como amo minha família, amo minha profissão sinto uma imensa alegria em ser educadora, é algo que me impulsiona a acreditar num futuro melhor para o ser humano, pois penso que só através de uma boa instrução as pessoas encontraram o caminho certo a seguir, um caminho que trará benefícios para sua vida e contribuirá para a melhoria da sociedade.
Já realizei a leitura de várias obras de autores diferentes, mas confesso que Paulo Freire é um escritor que com certeza consegui transmitir seu amor pelo próximo e pela educaçaõ através de suas palavras.
No seu livro: " Pedagogia de Autonomia", Freire nos trás sua visão, seu pensamento utópico acerca do ser humano e da educação,contesta a política neoliberal e nos mostra que é possível sonhar, que o futuro é possibilidade e não fatalidade como tentam pregar a todas as pessoas. Freire sempre demonstra em seus inscritos seu pensamento e sua ética. Destaco a seguinte passagem de sua obra:
" Daí a crítica permanentemente presente em mim à malvadez neoliberal, ao cinismo de sua ideologia fatalista e a recusa inflexível ao sonho e a utopia. Daí minha raiva, legítima raiva, que envolve meu discurso quando me refiro as injustiças que envolvem os esfarrapados do mundo. Daí o meu nenhum interesse de, não importa que ordem, assumir um ar de observador imparcial, objetivo, seguro dos fatos e acontecimentos.Em tempo algum pude ser um observados " acinzentadamente" imparcial, o que, porém, jamais me afastou de uma posição rigorosamente ética. " (pág. 15)