garf03.gif

"A grande alquimia da vida é iluminar o olhar” (GOLDIN; MALDONADO,1995, p.8).


Minha história como professora inicia-se muito antes da graduação (Licenciatura Plena em Ciências e Matemática). Desde a infância sempre gostei de ser monitora e auxiliar a professora nas atividades de sala de aula e no pátio. Do curso de Magistério trago à tona minhas vivências durante o estágio, quando realmente percebi a importância da Educação e a certeza de estar no caminho ideal, desde então não me afastei mais do ambiente escolar.
No ano de 1997 conclui o curso de Especialização em Educação – UFRGS, tendo como professor orientador Dr. José Claúdio Del Pino. A partir desse momento, comecei a analisar de um outro ângulo minhas aulas e minhas vivências escolares, e isso resultou na realização de uma pesquisa, em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sobre o ensino de ciências, que se intitulou Análise dos programas e métodos de ensino utilizados em ciências de 5ª à 8ª séries em três escolas da rede pública estadual. Essa pesquisa foi apresentada sob forma de monografia, como requisito parcial para a conclusão do curso.
Essas minhas reflexões foram ampliadas quando iniciei o curso de Mestrado em Educação – PUCRS (2002). Pude perceber a importância do meu trabalho na escola que envolve não só os alunos e alunas, mas também suas famílias. Minha dissertação “Família e escola: parceiras ou rivais?” estabelece um novo marco na minha trajetória profissional.
O “ser professora” caracteriza-se por um processo de constante procura por novos conhecimentos que permitam tentar explicar e entender as relações existentes no ambiente escolar. Por isso, é fundamental que o educador esteja preparado para envolver-se profundamente no processo de construção do seu próprio conhecimento, que seja capaz de aceitar rupturas e que aprenda a investigar sua prática docente, visando qualificação profissional e consequentemente, melhoria do ensino.
Esse é o modo como entendo que se construiu e se constrói o meu “ser professora”, um processo de incessante busca, de rupturas, de aprendizagens, de construções... Quando penso nos caminhos que percorri até aqui, nas mudanças que ocorreram e nas que sei que estão por vir... Percebo o quanto foi importante ser aprovada e fazer parte deste curso de Pedagogia – UFRGS.