sereia.gif Olá! Eu me chamo Sandra, tenho 36 anos. Sou professora a quase cinco anos, me formei no Magistério em 1997 no Colégio São Judas Tadeu e em meados de 2002 comecei a lecionar. Trabalho na Rede Municipal e Estadual de Ensino, pela manhã na Escola Mário Quintana e a tarde na EMEF Padre Léo Seidel, tenho duas turmas de alfabetização ( 1ª série) e me realizo acompanhando as conquistas diárias dos meus alunos. Atualmente sou aluna do curso do PEAD da UFRGS o que é uma satisfação e com certeza um grande desafio, mas ser professora é aceitar desafios constantemente, é questionar, ousar, debater, ensinar e aprender.

Ufaaaaaaa!!! Finalmente consegui participar das histórias. Havia criando a minha página e não conseguia mais entrar no wikistorias. Hoje finalmente consegui, participei de um assunto que amo, que é alfabetizar. Acho que não tem nada mais gratificante que poder aconpanhar a construção, as descobertas diárias dos alunos e infelizmente só a primeira série nos proporciona isso com clareza, é uma alegria diária que não tem preço. A alfabetização não deveria acontecer só na 1ª série, deveria ser um processo contínuo, é uma pena que muitos educadores não pensam assim.

profematem.gif Ser professor é ser um mediador, um orientador no processo de ensino /aprendizagem. O processo de ensinar implica muitas condições, que são fundamentais para um bom desempenho da função de educador.
Ensinar é uma tarefa profissional que exige ousadia, dedicação, humildade, amorosidade, criatividade, respeito a si mesmo e ao próximo. Ao mesmo tempo que ensina o professor deve desafiar, despertar o interesse, a vontade do aluno em aprender, descobrir as coisas, fazer o aluno pensar de modo a chegar as suas próprias conclusões, criar discussões e estimular a reflexão sobre a realidade dos alunos.O professor precisa ser democrático e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem como bagagem, jamais sentir-se o dono da verdade, pois seu papel não é ficar passando informações e sim provocar nos alunos a abertura para a aprendizagem e colocar meios que possibilitem e direcionem está aprendizagem, fazendo com que os alunos construam seus conhecimentos.
Ser professor significa trabalhar com e por amor, para isso é preciso gostar realmente do que se faz, exige vocação. Ser professor é lutar por uma educação de qualidade, por melhores condições de trabalho e valorização profissional, sem esquecer de cumprir seu maior dever que é de formar cidadãos atuantes na sociedade.