Para começo de conversa, alguém aí sabe o que é ser professor ou professora?

Sou Ivete, aluna de Pedagogia, do Ensino a distância do pólo de Gravataí, e para mim ser professora é quase inerente ser artista, é saber usar as palavras é uma arte, em função no desenvolvimento do conhecimento do ensino/aprendizagem.Ser professora é um alimento para a alma, é representar a essência de nós para o nosso educando, para mim ser professora é uma obra de arte mesmo que seja "pintada" a duras pinceladas.Temos que fazer diariamente uma releitura de nossas obras de arte, inovar, substituir o antigo, fazer de nossas aulas um espaço livre para exercitar o pensamento do aluno e professor.Um envolvimento mútuo. Para mim Daiany Pires é alguém que orienta, que ajuda a construção do conhecimento pois "o presente que podemos dar as crianças não é o nosso saber, mas ajudá-las a descobrir o próprio."

Sou Cristina, aluna do Pólo de Gravataí, amo o que faço. Trabalho neste município a 18 anos na mesma escola.Ser professora é sempre um novo desafio, alunos não se repetem, momentos sublimes, vivências sem limites. E agora fazendo graduação na UFRGS, passo a ter uma nova visão de mundo, uma releitura do ensinar e aprender.
Sou a Edilaine e penso que ser professora e gostar de ensinar e estar sempre disposta a aprender. Ser professora é sentir prazer em ver alguém interessado no que ensina e assim sentir-se motivada a continuar ensinando e descobrir maneiras de chegar naquelas pessoas com mais dificuldades.

Sou a Stela Maris, de Arroio do Sal. Ser professora é inquietar-se diante diante do aluno, certa de que não há certeza no ato de ensinar, mas que tudo é possível de construir-se junto.com o @luno-@luno e professor-@luno... É envolver-se nessa possibilidade com a consciência de que tudo pode ser transformado, se vivido, se pensado, se sabido.

Sou Susana Regina e acredito que ser professora é manter-se atualizada, envolver-se no mundo dos nossos alunos, é ser importante para o futuro dos mesmos. "A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói" Paulo Freire.

Sou a Márcia Martins, de São Leopoldo e penso que ser professora é uma tarefa difícil,mas prazerosa, onde ensinamos e aprendemos constantemente.Sem ser piegas,fazemos a diferença na vida desses seres que passsam por nós..."Cada um que passa em nossas vidas, leva um pouco de nós e deixa um pouco de si."

Sou a Janete de Sapiranga e um dos pensamentos de Freire que me diz muito em minha prática pedagógica é "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, nós nos educamos em comunhão." Ser professora para mim é ACREDITAR na capacidade do outro (colega e alunos). É buscar e construir junto. É o diálogo, o respeito e o amor..


Sou ROZANE do POLO de Sapiranga , O livro Pedagogia da Autonomia, apresenta muitas reflexões sobre nossas práticas pedagógicas, destacando sempre a importância do nosso papel e em valorizar aprendizagens adquiridas. Partindo da idéia de que se constrói conhecimentos praticando, ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a construção.


Sou REGINA de Sapiranga e vejo que ser professor é ensinar com alegria, aprender com os alunos, é envolver-se com suas vidas, principalmententer ousadia para a mudança,não é fácil." O diálogo è uma espécie de postura, na medida em que os seres humanos se transformam em serescomunicativos."

Sou a Fernanda do pólo de São Leopoldo, e para mim SER PROFESSORA é ser alguém com grandes capacidades de ensinar e com certeza com muitas possibilidades de aprender. É alguém que deve ser determinado, flexível, criativo, otimista, aventureiro, paciente e muito engajado com tudo que está ligado com a EDUCAÇÃO!


Sou a DENISE do pólo de São Leopoldo,ser professora para mim é poder mostrar de todas as maneiras possíveis para quem quiser,o mundo maravilhoso das letras,dos sonhos,dos livros,das artes,de voar pelo mundo com entusiasmo,bom-humor,amor...É reaprender sempre com as pessoas que te cercam .É olhar cada ser com olhos diferenciados pois nós somos únicos...É amar o que faz...é se superar...é surpreender...é se determinar...é ser!!!!


Vocês disseram coisas muito importantes sobre ser professor. Ser professor é ensinar e aprender. É acreditar no novo e se reinventar a cada momento. É ajudar nosso aluno a se encontrar, a se libertar e buscar um caminho melhor. Transformar sua realidade e escrever uma página na história da sociedade. Maria Lucia Costa.




clip_image002.jpg