Oi pessoas que me lêem.
Meu nome é Lisete Bertotto e sou professora do PEAD, FACED-UFRGS, no polo de Sapiranga.
Falando em Paulo Freire, no seu livro Pedagogia da Autonomia o pensador da educação nos diz ensinar exige alegria e esperança. Assim todos os dias vou enfrentando os desafios do cotidiano procurando força e luz na esperança da tranformação. E me sinto alegre porque continuo rebelde, acreditando no fluxo da vida e em suas possibilidades.
" Ninguém pode conhecer por mim assim como não posso conhecer pelo aluno" diz o mestre Freire.
Experiências são únicas e tem um sentido para cada experimentador. Traçamos roteiros de viagem, procuramos a nossa ilha desconhecida. Mas a experiencia e só a experiencia pode nos trazer o sabor daquela aventura.
Aventura de vida: nascimento, crescimento, amadurecimento e morta.
Saramago fala de ilhas desconhecidas e viagens. Deleuze nos fala de portos. Pensa a permanência das pessoas como barcos ancorados no cais da nossa vida. Assim alguns barcos ficam por um tempo curto, outros mais tempo e outros a vida toda.
Nossa aventura no terreno da educação é um rumo, apenas um rumo. O tempo de planejamento, a jornada, o descanso, as férias. A cada viagem, encontraremos diferenças em nosso cais. Quanto as tempestades e ao tempo de calmaria... sempre será uma suspresa.Sem_título-1.jpg